A farmácia de manipulação consiste em um segmento cuja ascensão não para, já que este ramo conta com produtos de primeira necessidade. Esse setor caracteriza-se por oferecer ao consumidor medicamentos e produtos personalizados preparados na dosagem certa para atender “sob medida” às necessidades do paciente. Se você deseja entrar para esse mercado, pode pensar: vender um pouco de tudo para todos, parece uma boa ideia, não? Não é bem assim.

Embora esse conceito seja adotado em muitas farmácias de manipulação, primeiramente, é preciso entender a necessidade do público-alvo. Segundo o consultor de empresas e negócios Danilo Nardi: “No Brasil, o setor magistral, é super concorrido. Mas é um mercado em ascensão e muito promissor”. Danilo aposta na inovação para liderar esse mercado: “Para um ‘player’ novo, sem nenhuma novidade ou inovação, é uma briga desigual. Por isso, é importante identificar o nicho de mercado para acompanhar o mercado com diferencial”, destaca.

Atenção!

Para os futuros empreendedores de farmácias de manipulação ou farmácias magistrais, essa é uma ótima estratégia. O nicho de mercado abrange um determinado grupo de clientes que buscam demandas específicas. Essa é a chance da farmácia de explorar produtos, serviços e conteúdos e reverter essa exclusividade em lucro. “Apesar da crise dos últimos 3 anos, o faturamento das farmácias de manipulação cresceu em média 2,2% ao ano”, afirma Danilo.

Embora a tarefa de encontrar um nicho específico pareça difícil, você verá como sua farmácia de manipulação pode adotar a prática sem dificuldades. Assim como as possibilidades de nicho de mercado mais comuns no setor magistral.

Confira abaixo as dicas do 99fórmulas sobre as oportunidades para farmácias de manipulação!

 

Como reconhecer um nicho para farmácias de manipulação?

Quando falamos de nicho de mercado, estamos falando de um tema que vai atrair o público-alvo da sua farmácia de manipulação. Sendo assim, faça algumas perguntas como: qual gênero vou atender? Qual a faixa etária? Estou localizado em uma boa região da cidade? Com essas respostas e outras que surgirem, será possível fazer um afunilamento de público.

Segundo Danilo Nardi: “Embora o cenário também seja de concorrência muito forte. O Brasil tem uma das maiores proporções de farmácia por habitante do mundo, mas dependendo da região, essa divisão é muito desigual. É aí que entra a especialização do setor magistral como diferencial”.

A especialização varia com o que a sua farmácia de manipulação manipula, mas para não entrar em contradição ou se esquecer de uma nova atualização, escolha os nichos os quais realmente domina e tem propriedade para trabalhar.

Em seguida, será possível enxergar entre seus clientes quais se incluem em um determinado nicho de mercado. E assim, fazer um planejamento de ações voltadas para esse nicho. Entre as ações obrigatórias, implementar um marketing diferenciado. Com o tempo, a ideia é sua farmácia de manipulação se tornar referência para esse público e ganhar reconhecimento. E quais são os nichos possíveis da farmácia de manipulação para investir? Confira a seguir!

 

Cosméticos manipulados

Os cosméticos manipulados são considerados unanimidade no mundo estético, que sempre visam o bem-estar e a beleza do usuário. Porém poucos, tem conhecimento diante a manipulação de cosméticos, que trazem um diferencial a esse mundo. Veja a seguir o que são os cosméticos manipulados e quais vantagens eles podem garantir:

Nos últimos anos, devido a ascensão da classe C, mais clientes buscam cosméticos manipulados. Segundo Danilo Nardi: “O crescimento na busca por produtos manipulados passa, necessariamente, pelo aumento na prescrição médica de produtos manipulados, principalmente para as linhas cosméticas”.

E o mercado continua em expansão, sem contar a possibilidade de acrescentar outras funções para esses manipulados. “É uma tendência que vem se confirmando ano a ano”, afirma o consultor de negócios.

A principal característica da manipulação de cosméticos é serem produzidos para um determinado usuário através de uma produção personalizada. Os cosméticos manipulados para o rosto, por exemplo, são feitos de acordo com a pele de uma determinada pessoa, garantindo que não aja reações, alergia e aumento da acne.

Assim, essas especificidades dos manipulados voltados para a beleza e cuidado têm criado um nicho de mercado altamente lucrativo. Estudar as tendências e como se comporta esse público ajudam a farmácia de manipulação a se destacar e desenvolver produtos inovadores.

O principal benefício dos cosméticos industrializados é a possível compra sem receita, mas a principal desvantagem é a possibilidade de reações alérgicas. Use isso a favor do seu negócio!

 

Produtos veganos manipulados

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), nos últimos quatro anos, o volume de buscas pelo termo “vegano” cresceu 1000% no Brasil. Ou seja, um nicho de mercado com muito potencial em diversas áreas para as farmácias de manipulação, especialmente para pessoas que procuram por produtos veganos em tratamentos de beleza e saúde.

A farmácias de manipulação pode oferecer produtos veganos desde alimentos funcionais até desodorante, de maneira diferenciada para esse público. Nesse caso, o ideal é investir em uma boa variedade já que esse público muitas vezes tem dificuldade em encontrar soluções veganas e sua farmácia de manipulação pode se aproveitar desse lacuna.

Pessoas veganas, que não consomem qualquer tipo de produto de origem animal, também se beneficiam dos produtos manipulados, pois as formas como esses medicamentos são feitos também é vantajosa. Os manipulados podem ser feitos em cápsulas, gel, pomadas, cápsulas menores e soluções, oferecendo mais conforto ao paciente.

 

Manipulação de medicamentos oncológicos

Muito se fala a respeito da atuação de farmácias de manipulação com produtos voltados para tratamentos quimioterápicos.

Infelizmente, o número de casos de tratamentos oncológicos aumentou no Brasil e consequentemente, a demanda de medicamentos manipulados oncológicos também. Entretanto, não são todas as farmácias de manipulação que podem exercer a função. Além de atender exigências técnicas e sanitárias, assim como de infraestrutura, essa especialização faz com sejam chamadas de Farmácias Oncológicas.

Se você pretende voltar-se para esse nicho, pode ainda contar com uma farmacêutico especializado em oncologia. Isso garante à farmácia oncológica estar atenta nas novidades de medicamentos oncológicos/ quimioterápicos, mais conhecidos como antineoplásicos e atuar de maneira correta na manipulação desses produtos.

Além disso, para que uma farmácia possa realizar a manipulação de medicamentos antineoplásticos, mesmos para análises, deve atender às exigências do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

 

Farmácia de manipulação para produtos odontológicos

A farmácia de manipulação também pode atuar no nicho de mercado odontológico, tanto no campo da prevenção quanto tratamento. Entre os principais produtos estão géis, soluções, sabonetes, espumas, pastas e cápsulas.

Cerca de um milhão de dentistas espalhados pelo mundo, desse número, 11% estão no Brasil, o que coloca o país na terceira posição em número de profissionais. Com 174 faculdades de Odontologia no Brasil, mais de 10 mil dentistas ingressam no mercado nacional a cada ano.

Por isso, o setor de manipulação pode atuar em parceria com os odontólogos nos processos preventivo e terapêutico. Entre os principais produtos odontológicos manipulados, estão soluções, géis, suspensões, pastas, vernizes, espumas, sabonetes e cápsulas.

Portanto, faça uma pesquisa de como sua farmácia de manipulação pode atuar nesse nicho para analisar a possibilidade. Além de atender o cliente na farmácia, é importante formar parceria com o dentista para atender as necessidades específicas exigidas, de acordo com as características de cada paciente

 

Farmácias de manipulação para pets

Quem deseja apostar no nicho veterinário tem primeiro que conhecer as obrigações do setor, pois as farmácias magistrais veterinárias foram regulamentadas recentemente, em 2005. A demanda por produtos manipulados para animais tem justificativa: o Brasil é o terceiro maior mercado na área em faturamento.

Uma das maiores dificuldades de donos de pets é a hora de dar o medicamento. Existem diversas farmácias de manipulação especializadas em fórmulas veterinárias que personalizam o medicamento dos pets, fazendo com que a hora de tomar remédio seja divertida e agradável para ele.

A qualidade dos medicamentos veterinários manipulados é idêntica ao dos tradicionais, uma vez que os princípios ativos utilizados e as regras de controle previstas na legislação seguem rigorosos padrões, tanto nos manipulados quanto nos industrializados.

Outro ponto positivo para quem deseja investir em farmácias de manipulação especializadas em fórmulas veterinárias é que esse nicho de mercado ainda é pouco explorado. Dessa maneira, surge como uma grande oportunidade para aqueles que desejam se especializar no mercado.

 

O que é farmácia de manipulação?

A farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ela atua de forma individualizada ou personalizada. Para comprar medicamentos em uma farmácia de manipulação, é preciso ter uma receita prescrita por um profissional autorizado. (Médico, nutricionista, farmacêutico, dentista ou veterinário), com a fórmula do medicamento.

 

Principais benefícios dos medicamentos manipulados

Os medicamentos manipulados são feitos a partir da necessidade de cada paciente. Por isso, além de ter o mesmo efeito, os medicamentos manipulados ainda previnem outros problemas e apresentarem resultados mais rápidos, diferente dos medicamentos industrializados que são fabricados apenas para resolver um determinado problema.

As substâncias que compõem os medicamentos manipulados são classificados como grau farmacêutico, sejam químicos ou naturais, pois devem atender as exigências de qualidade e pureza para a sua finalidade básica, que é compor um medicamento destinado ao tratamento eficaz e seguro do paciente.

 

Chegou a hora de investir!

Se você deseja entrar nesse mercado promissor, saiba quais são as normas legais para que uma farmácia de manipulação funcione dentro da lei, conforme apresentadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Clique aqui e confira.

 

Nós, do blog 99fórmulas, estamos sempre atentos para te manter atualizado com as melhores dicas e novidades para a sua saúde e qualidade de vida; Continue ligado!