Você já ouviu falar de base manipulada para unhas?
Todas as pessoas apaixonadas por esmaltes, não abrem mão de uma horinha na manicure, mas infelizmente, a vaidade pode ser prejudicial à saúde das unhas.
De cada dez pessoas, duas sofrem com a síndrome das unhas frágeis. Elas descamam, quebram e até caem por qualquer coisa.
Isso pode acontecer por causa da falta de vitaminas e minerais ou por terem sido lesionadas por procedimentos, hábito de roer unhas, traumas e doenças.
Certamente, o cuidado com as unhas vai muito além da estética, é uma questão de saúde. Afinal, unhas frágeis e quebradiças são sinal de que algo no organismo não está bem.
Segundo a farmacêutica Kelly Brandão, “As principais vitaminas necessárias para organismo, para que aja crescimento e/ou fortalecimento capilar e unhas, são as que compõem o grupo B (Vitamina B1,B2,B5, Biotina), aminoácido (cistina), a queratina também é essencial).
“Essas vitaminas possuem ação fortalecedora que ajuda no crescimento e resistência das unhas, deixando-as belas e saudáveis”, completa a farmacêutica.
Quer saber quais são as principais causas para as unhas ficarem enfraquecidas e dicas de como deixá-las mais fortes?
A seguir, confira as dicas que a equipe do 99fórmulas separou para você:

O que pode deixar a sua unha fraca?

Conforme afirma a farmacêutica Kelly Brandão, esses são os principais motivos para que as unhas fiquem enfraquecidas:

  • Acetona ou removedor e esmaltes em excesso. Ressecam muito as unhas, o que as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
  • Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas;
  • Produtos químicos como detergentes e produtos de limpeza;
  • Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas;
  • Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

Como deixar a sua unha forte e resistente?

A princípio, forma mais simples e rápida para solucionar o problema das unhas fracas e quebradiças é utilizando bases e óleos fortalecedores.
A fim de que suas unhas não lasquem e não quebrem com facilidade, é preciso aplicar produtos que sejam eficientes e combatam a fragilidade.

Se você é fã de unhas compridas e cansou de tentar fazer com que elas cresçam, mas desiste porque ficam quebradiças ao longo do tempo, confira algumas dicas que podem melhorar a saúde de suas unhas e facilitar o crescimento:

Não deixe a mão na boca por muito tempo

A saliva contém substâncias que podem amolecer e enfraquecer as unhas. Evite levá-las à boca e nunca mordisque as pontinhas.

Mantenha uma alimentação balanceada

Quanto mais balanceada e equilibrada for a sua alimentação, mais saúde as suas unhas. Por isso, coma com equilíbrio e beba água regularmente.

Cuidado com produtos de limpeza

O contato direto com produtos de limpeza pode enfraquecer as unhas, além de causar a descamação delas. Para evitar que isso aconteça, use luvas de borracha e consulte um dermatologista.

Fique um tempo sem esmalte

O exagero na aplicação do produto pode deixar a unha branca e descamando. Ficar uma semana sem esmalte nas unhas vai contribuir para deixá-las limpas e fazer uma espécie de detox.

Use removedores de esmalte

Como dissemos anteriormente, a acetona nunca é uma boa opção. Ele resseca a região e pode ocasionar a quebra. Escolha sempre removedores enriquecidos com vitaminas e óleos para fortalecer as unhas.

Embora existam bases fortalecedoras que são comercializadas em drogarias e lojas de cosméticos, por vezes, não podem ser utilizadas por pessoas alérgicas.
Mas, você sabia que as bases fortalecedoras também podem ser manipuladas?

Bases Manipuladas

As bases manipuladas foram desenvolvidas com o propósito de fortalecer unhas e cutículas. Existem fórmulas com e sem formol.
Segundo a farmacêutica Kelly, no caso da base que não contém formol em sua fórmula, é composta por óleos essenciais encapsulados, agindo na camada profunda da unha, onde a base para tratamento terá ação efetiva, segura e rápida.

A base fortalecedora de unhas, além de promover o seu fortalecimento e crescimento, remove o amarelado e diminui as manchas esbranquiçadas.
Isso confere a propriedade de ser altamente absorvida, com eficácia na reparação de unhas danificada e com aspecto opaco, esbranquiçado e quebradiço.
Além disso, as unhas enfraquecidas que são tratadas com cosméticos manipulados como esse, têm resultado mais eficaz, pois a base manipulada oferece uma ação personalizada para o organismo da paciente, atuando de dentro para fora e agindo diretamente na causa do problema, ou seja, oferecem resultados efetivos a longo prazo.
Outro benefício da base manipulada é a sua propriedade de hidratar as cutículas, não sendo necessário o corte ou o empurrão das cutículas para dentro, duas práticas condenadas pelos dermatologistas e que podem trazer danos para sua saúde.
A base manipulada também possui eficácia na reparação de unhas danificadas pelo ressecamento, com aspecto opaco, esbranquiçado e quebradiço.
É, portanto, um poderoso fortalecedor e embelezador das unhas.

Em quais casos a base manipulada pode ser usada?

Os principais casos em que se faz necessário o uso da base fortalecedora manipulada são:

  • Tratamento para unhas fracas e quebradiças;
  • Unhas opacas e com Leuconiquia (manchas brancas na superfície das unhas);
  • Hidratação das cutículas;
  • Tratamento de micoses nas unhas.

Como é feita a base fortalecedora sem formol?

Como falamos anteriormente, a base manipulada para fortalecimento de unhas enfraquecidas por ser feita também, sem formol. Confira abaixo a sua composição:

  • Óleos Essenciais de Capim-Limão
  • Melaleuca
  • Óleo de Cravo
  • Esmalte base

Além disso, existem outros componentes que podem ser acrescentados à fórmula, como por exemplo, o MSM (enxofre), que é considerado um importante mineral da beleza.

Como é feita a aplicação da base manipulada?

O ideal é que a base seja aplicada 2 vezes ao dia. A embalagem da base manipulada é a mesma usada para comercialização do esmalte comum.

Portanto, a aplicação é feita com a ajuda de um pincel, sendo necessário aguardar alguns segundos e massageá-las (friccionar), em seguida. Essa base age ainda como hidratante de cutículas.

Outro benefício é que você pode usar a base manipulada sem medo, pois ela não tira o brilho, tampouco irá manchar o seu esmalte.

Importante!

Espere o seu esmalte secar para aplicar a base fortalecedora manipulada.
Se caso a sua pele estiver danificada ou a unha estiver machucada, não aplique a base manipulada!

Existem contraindicações?

No caso da base manipulada sem formol, por ser um produto natural à base de óleos essenciais, não há contraindicações para o seu uso, já que não existem registros em literatura de efeitos adversos associados às vitaminas citadas no início do artigo

Apesar disso, todo cuidado deve ser tomado quando se trata de gestantes. É importante não descuidar da sua saúde, mesmo se tratando de vitaminas.

Em relação à base fortalecedora com formol em sua composição, se você possui hipersensibilidade a algum tipo de substância, consulte um dermatologista para saber qual a melhor composição que trará resultados eficazes.

Onde encontrar a base fortalecedora manipulada?

Se você deseja fazer a sua base fortalecedora manipulada, procure sempre uma farmácia de manipulação confiável.

Fique sempre atento à composição dos produtos que usa, às indicações e, na dúvida ou persistência dos sintomas, sempre consulte um médico dermatologista e fique por dentro das dicas do 99fórmulas!

99fórmulas

Author 99fórmulas

Mais posts por 99fórmulas

Deixe um Comentário