As dietas detox possuem componentes que ajudam no emagrecimento e agem limpando o organismo de forma saudável, sem agredir sua saúde.
Além disso, possuem pouquíssimas calorias, e são ricas em nutrientes, o que contribui para um melhor funcionamento do organismo.

Pensando nisso, a equipe do 99fórmulas separou para você os principais benefícios da dieta detox, que nada mais é do que uma forma de auxiliar o seu corpo a ficar mais saudável, além de proporcionar um corpo limpo e mais bonito sempre.

Confira abaixo!

Afinal, o que é “detox”?

A dieta detox, em sua essência, é uma dieta desintoxicante. Ela tem como finalidade facilitar e potencializar a retirada de toxinas e impurezas que acumulamos em nosso organismo, através de inúmeros fatores, como a alimentação e exposição ao meio ambiente e seus poluentes em geral.
A dieta detox é principalmente, baseada na metodologia da restrição. Ela é feita por poucos dias, restringindo o consumo de todas as substâncias que ingerimos e que são propensas a causar algum mal ao organismo, contribuindo na aceleração do processo de envelhecimento precoce, no enfraquecimento das células e que prejudicam as atividades naturais do corpo.

Segundo o nutricionista Paulo Souza: “Como o próprio nome indica, o objetivo da dieta detox, é de fato, eliminar a maior quantidade de toxinas do nosso corpo”. O nutricionista reforça dizendo que o organismo é projetado para eliminar resíduos tóxicos de maneira natural, porém, esse processo é prejudicado, na maior parte dos casos.

“Com o aumento do consumo de alimentos inadequados e hábitos de vida incorretos, a quantidade destes resíduos se torna excessiva, desregulando assim o correto funcionamento do organismo nesta sua tarefa”, completa.

Em resumo, a dieta detox é responsável por retirar de nossa rotina todos os alimentos que contenham substâncias que podem causar males ao nosso organismo, focando então, na ingestão dos alimentos que nos trazem nutrientes benéficos ricos em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, gorduras boas, etc.
Para ter um efeito a longo prazo, a dieta detox deve ser seguida por uma dieta que diferente das convencionais, é vista como um estilo de vida sustentável.

Como a dieta detox age no organismo?

Sempre que ingerimos um alimento, ele obrigatoriamente passará por nosso sistema digestivo e seus componentes serão absorvidos pelo organismo. Nesse processo, o intestino grosso é responsável por absorver a água, gorduras e açúcares, até seguir ao reto, que também absorve água e controla a eliminação das fezes. O nosso fígado é o órgão responsável por eliminar as toxidades responsáveis por agredir nosso organismo.

Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo. “Exageros cometidos em festas, excesso de açucares e gorduras na alimentação habitual, consumo de álcool, tabaco, e até mesmo toxinas oriundas do stress, sono ruim e poluição prejudicam diretamente a saúde do organismo”, afirma o nutricionista.

Esses hábitos podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.

Elimine o álcool, o café, os cigarros, os açúcares refinados e as gorduras saturadas, que agem como toxinas no corpo e são obstáculos para o seu processo detox.
Existem alguns alimentos que contém substâncias antioxidantes. Os principais são:

  • Vitamina C: Frutas cítricas e vegetais verde-escuros (laranja, limão, acerola, morango, brócolis, tomate, entre outros);
  • Vitamina E: Presente principalmente no gérmen de trigo, mas também no óleo de soja, arroz, nozes, vegetais folhosos e legumes;
  • Vitamina A: Cenoura, abóbora, brócolis, melão, etc.;
  • Zinco: Carnes, peixes, aves e leite;
  • Selênio: Fígado, aves, etc.;
  • Licopeno: Tomate, etc.

Leia mais: Chá Verde: seis benefícios para sua saúde.

Quando devo fazer dieta detox?

Segundo Paulo: “A dieta detox é indicada para pessoas que sofrem com retenção de líquidos, que constantemente se alimentam na rua ou consomem comida congelada com frequência”.

O nutricionista conta que a dieta detox também contribui na melhoria de casos como TPM, por exemplo: “A dieta detox ajuda a melhorar sintomas da tensão pré-menstrual. A dieta também é benéfica para pessoas que sofrem com enxaqueca, dermatites e de doenças inflamatórias crônicas, como bronquite asmática, e alergias dermatológicas”, completa.

Quais alimentos são restritos na dieta detox?

Dentre os alimentos restritos durante a dieta detox, os principais são:

  • Farináceos de trigo: Pães integrais, biscoitos, bolachas, massas;
  • Açúcar: doces diversos, refrigerantes.

Restringir esses alimentos contribui para trazer resultados quase que imediatos, embora  a maior parte dessa perda de peso inicial ocorra devido à perda de água (líquidos), provocando a diminuição de peso e de medidas.

 

A dieta detox pode melhorar o sono, o humor e o stress?

Um ponto importante a ser lembrado é o emocional. Quando somos expostos a condições de stress, por exemplo, ficamos propensos a inúmeros malefícios físicos. Cuidar da saúde mental é essencial para nos livrar destas intoxicações.
A dieta detox contém hábitos que podem de fato, trazer uma melhora no sono, humor, diminuição de stress, aumento dos níveis do nível de energia e disposição.
Além disso, ela ajuda a regular os hormônios que são prejudicados com a má alimentação recorrente.

Leia também: https://www.99formulas.com/blog/florais-para-combater-a-insonia/

 

Desintoxicando a mente

Tudo o que é diferente dos hábitos não saudáveis parece ser menos atrativo em termos de sabor e preparo e muitas vezes, a disponibilidade de tempo é também colocada como um obstáculo.
A princípio, parece difícil e trabalhoso manter uma rotina alimentar adequada, não é mesmo?
Por esse motivo, é importante ressaltar que alguns fatores devem ser levados em consideração quando hábitos começam a ser mudados. Quanto vale a sua saúde?

Caso você esteja na dúvida se deve ou não começar uma dieta detox, faça uma anotação com alimentos que sejam de seu agrado, por exemplo:

  • Quais suas frutas preferidas?
  • Quais verduras você gosta?
  • Quais legumes você sente prazer em comer?
  • Como está sua ingestão de água?

Acrescente-os a suas refeições!

Pequenos gestos podem fazer toda a diferença em seu corpo, além de proporcionar uma melhor disposição em atividades rotineiras, uma pele mais bonita e saudável, melhora nas funções intestinais, que tornam-se regulares.

 

 Como conseguir melhores resultados com a dieta detox?

Sem sombra de dúvidas, os resultados obtidos pela mudança na qualidade da alimentação refletem seus efeitos de maneira geral.
Porém, algumas vitaminas contribuem para um resultado mais efetivo, por exemplo:

  • Procure consumir alimentos que contenham vitaminas A, B2, C e/ou ferro, como por exemplo, alimentos verdes escuros e amarelos alaranjados;
  • Se você sofre com falta de apetite, procure consumir alimentos que contenham vitaminas A, B1 e C (alimentos verdes escuros, peixes, alimentos amarelos, cereais integrais);
  • Em casos de fraqueza muscular, é importante fazer a ingestão correta de potássio, presente em frutas, carnes e grãos;
  • A fadiga pode ser combatida com a B5, encontrada em carnes, vegetais escuros, frutas secas e frescas.

 

Mantenha os hábitos adquiridos durante a dieta detox

Um hábito que traz bem-estar dificilmente é deixado de lado. Como vimos anteriormente, a dieta detox contém vantagens e benefícios capazes de proporcionar a sua vida por tempo ilimitado.
Por esse motivo, vale a pena mantê-los em sua rotina, a fim de adquirir a mesma qualidade de vida.

Dentre as principais dicas, estão:

  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
  • Faça as refeições em ambientes calmos, sem pressa;
  • Não pule refeições, isso não ajudará a emagrecer ou melhorar a dieta;
  • Beba 2 litros de água ao dia;
  • Evite refeições fora de casa ou preparações industrializadas como linguiça, salsicha, salame, lasanha pronta, hambúrguer e pizza;
  • Procure usar o mínimo de óleo ao preparar alimentos.

Mais que estética, com a dieta detox, é possível perceber mudanças positivas em vários aspectos da sua rotina, garantido a sua qualidade de vida.

Continue ligado no blog do 99fórmulas e fique por dentro de tudo que te deixará uma vida mais saudável e feliz.