É praticamente impossível resistir a tantas delícias nas festas de fim de ano. São diversos pratos saborosos, que às vezes acabamos esquecendo dos bons hábitos alimentares. Na primeira semana de Janeiro, é comum se sentir inchado e desconfortável com o peso, para resolver isso, nada mais comum do que uma dieta detox.

Alguns alimentos podem ser grandes aliados para nos livrarmos da sensação pesada que o excesso de doces, gorduras e álcool que foi consumido. Por isso, o Blog do 99fórmulas diversas opções para um dieta que ajuda a desinchar e voltar ao peso ideal.

O que consumir em uma dieta detox?

Muitos pensam que só o consumo regular de água é suficiente para uma dieta detox. É claro que, manter-se hidratado, principalmente nos dias mais quentes, como as primeiras semanas do ano é muito importante para uma vida saudável, contudo, isso não é suficiente. Confira a seguir, outras opções para a dieta detox.

1

Chá verde

O chá verde é uma das opções mais utilizadas por quem deseja perder peso rápido. Além da sua função termogênica, ele também conta com catequinas diuréticas, que auxiliam no desinchaço e na diminuição do abdômen. Seu consumo regular, acelera o metabolismo, promovendo a queimação de gordura, sendo uma boa para quem deseja ficar em forma.

Já quem deseja uma outra opção, com menos cafeína na dieta detox, pode aderir ao consumo de chá branco. Ele também têm ação diurética e quando consumido gelado, é extremamente refrescante.

2

Chá de hibisco

Outro excelente chá com função diurética é o chá de hibisco. Ele é responsável por eliminar todas as toxinas do organismo e ainda conta com uma poderosa ação antioxidante.
Neutralizando os radicais livres, o hibisco pode auxiliar na diminuição de rugas e na redução de celulites.
3

Frutas vermelhas

Morango, amora, cereja, melancia e framboesa também são ótimas opções para uma dieta detox. Elas são ricas em antioxidantes e otimizam o processo de desintoxicação.

Essas frutas podem ser consumidas individualmente, em uma salada ou em um refrescante suco! Com bastante gelo, no verão, fica uma delícia!

A maçã também possui excelente função detox. Além de funcionar como anti-inflamatório natural, também evita a retenção de líquido e sua quantidade excessiva de fibras, auxiliam a regular o intestino - que pode ter o seu funcionamento desregulado pelo excesso de comidas diferentes ou por viagens e mudanças na rotina.

4

Suco de couve

Verduras em geral devem ser abusadas em uma dieta detox. Para dar uma mudada na rotina alimentar, um suco de couve pode levar outros ingredientes que auxiliam no desinchaço e na queima de gordura como maçã, laranja e gengibre.

As propriedades da couve auxilia a desintoxicar o fígado - ainda mais para quem abusou dos drinques. O suco também é uma ótima pedida para o desjejum, pois logo no início do dia, já promove mais disposição e auxilia na hidratação.

5

Água de coco

Falando em hidratação, não é segredo para ninguém que a água de coco é um soro natural e além de tudo, riquíssimo em nutrientes para a pele! Ou seja, elimina todas as tóxicas do corpo por meio da diurese e ainda refresca de forma saborosa e saudável!
6

Carnes magras

Aos que não resistem a um pedacinho de carne, podem aderir a novas alternativas. Frango e peixe podem ser consumidos moderadamente, para não deixar que falte proteínas de origem animal em sua dieta.

Alimentos para evitar na dieta detox

Depois de tantos exageros no final do ano, é mais do que normal evitar e reduzir determinados ingredientes da nossa dieta. Aqui vão algumas opções que devem ser diminuidas por quem deseja desinchar.

Carne vermelha

Mesmo sendo rica em diversas proteínas, a carne vermelha também conta com um valor calórico muito alto, devido às quantidade de gorduras que por isso. Por isso, prefira outras opções, e claro, sempre cozidas, assadas ou grelhadas; nada de frituras por enquanto, ok?

 

Café

O café é um excelente trabalho e sempre dá aquela disposição quando o sono bate. Porém, o consumo em excesso pode acarretar em mais desconforto abdominal e insônia, atrapalhando o funcionamento do seu metabolismo. Por isso, é sempre melhor reduzi-lo nessas épocas.

 

Doces

Quem não resiste a um brigadeiro após o almoço, deve procurar outras opções de sobremesa. Os doces são fontes excessivas de açúcares e calorias, coisas que não são tão boas para quem deseja voltar a boa forma. Uma reduzida já irá auxiliar, e muito, você!

 

Álcool e refrigerantes

Ao voltar das férias, a galera do trabalho já marcou um happy hour! Dessa vez, é melhor esperar um pouco mais para curtir com os amigos. O consumo de álcool irá causar a sensação de inchaço mais uma vez e poderá acumular todas as toxicinas novamente no organismo.

Também evite refrigerante, mesmo as versões zero ou light. Eles contêm calorias e gorduras e não são uma boa para você desinchar. Mas fique tranquilo, você pode curtir com a galera, desde que o troque por suco de laranja – fonte incrível de Vitamina C – ou por água com limão.

 

E não se esqueça, toda dieta precisa de disciplina e empenho, sempre atrelada aos exercícios físicos e uma rotina tranquila!

 

Continue ligado no Blog do 99fórmulas e fique por dentro de tudo que te deixará uma vida mais saudável e feliz.

99fórmulas

Author 99fórmulas

Mais posts por 99fórmulas

Deixe um Comentário