A incansável busca pela perda de peso sempre contou com poderosos agentes. Além dos termogênicos, chás emagrecedores e diversos medicamentos sempre ajudaram homens e mulheres a emagrecerem.  Uma nova pergunta que surgiu recentemente é: a bupropiona emagrece?
No entanto, muitas vezes o consumo errado de certas substâncias pode acarretar em problemas no organismo, ou até mesmo, o surgimento de novas complicações. Por isso, com a ajuda do nutrólogo Leandro Maia, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

1

O que é a bupropiona?

Segundo o especialista, o cloridrato de bupropiona é da classe dos antidepressivos muito utilizado para o tratamento do tabagismo. No entanto, a mesma substância é utilizada para controlar a ansiedade. Além disso, ela é muito eficaz na redução do apetite, um grande fator para auxiliar no emagrecimento.

Devido a essa função dos antidepressivos atípicos, pode ser utilizada para aqueles que desejam emagrecer rápido. No entanto, nenhuma medicação deve ser recomendada e administrada sem a prescrição médica, já que os efeitos colaterais podem ser graves e causadores de problemas maiores.

2

Por que tomar bupropiona para emagrecer?

Muitas pessoas que desejam perder peso sofrem com a compulsão por comer, fator quase sempre ligado à ansiedade e ao nervosismo. Nesses casos, a bupropiona é consumida para a redução desse comportamento.

“Ela induz à síntese de B-endorfina, que bloqueia o apetite e, consequentemente, leva ao emagrecimento”, explica Leandro. Entretanto, é muito importante lembrar que essa substâncias não age diretamente no emagrecimento, pois não atua na redução de gorduras e calorias do organismo.

Alguns pesquisadores afirmam que a longo prazo, o uso da bupropiona para emagrecer é um pouco mais eficaz. Isso porque, o antidepressivo promove a redução do apetite e, por sua vez, pode facilitar em uma reeducação alimentar.

3

A bupropiona é perigosa?

Todo medicamento consumido sem prescrição médica, sem acompanhamento e em posologia elevada é nocivo à saúde humano. Em se tratando da bupropiona, isso não se faz diferente. “Quando utilizada em altas dosagens e, principalmente, em pacientes que são contraindicados, o uso da bupropiona é extremamente perigoso”, afirma o médico.

Além disso, o consumo inadequado da substância pode agravar o caso de pessoas com ansiedade, sendo este, um dos principais efeitos colaterais do medicamento. Dessa forma, dizer que a bupropiona emagrece, pode ser um equívoco. Mas isso, não exclui os benefícios do princípio, já que sua ação ansiolítica é comprovada cientificamente.

4

Por que a bupropiona auxilia a para de fumar?

Como a maioria dos medicamentos antitabagismo, a bupropiona age na quantidade de dopamina no organismo. “A nicotina induz a liberação de dopamina no sangue e quando diminui, o fumante sente a necessidade de fumar. A bupropiona compete compete com os receptores de dopamina, reduzindo essa sensação”, conta Leandro.

Mas, é muito importante lembre que para combater o tabagismo, o fato principal é a iniciativa e o comprometimento do fumante. O acompanhamento médico e psicológico pode auxiliar o dependente quanto a essa necessidade, entretanto, a iniciativa deve partir do dependente.

5

Quem pode tomar bupropiona?

Para saber quem pode tomar bupropiona, um especialista recomendará uma série de exames, para certificar-se de que não haverão problemas na saúde do seu paciente. Segundo o nutrólogo, pessoas que têm compulsão por comer e sofrem de aumento excessivo de apetite decorrido da ansiedade são os mais indicados a iniciarem o tratamento.

Além disso, pacientes que estão com dependência ao cigarro também podem consumir a substância. É sempre importante lembrar, que nenhum medicamento deve ser administrado por vontade própria e sem o acompanhamento médico.

6

Quando tomar bupropiona?

Como disse, a bupropiona é um substância que funciona no organismo a longo prazo. Cerca de uma semana depois, os efeitos do medicamento começam a fazer efeitos e já será possível notar a redução de apetite e mais tranquilidade.

A substância pode ser ingerida a qualquer hora do dia e no máximo com o intervalo de 3 em horas. É recomendado sempre consumi-la com o estômago cheio, a fim de evitar problemas gastrointestinais.

7

Quais são as contraindicações na bupropiona?

Esse medicamento não é indicado à pessoas com hipersensibilidade à bupropiona. Além disso, pacientes com histórico de epilepsia, convulsões, hipertensão e etilismo também não devem ser tratados com essa substância.

Pacientes que possuem distúrbios como bulimia e anorexia também não devem consumir essa substâncias, uma vez que esses problemas estão ligados diretamente ao peso e devem ser tratados com os medicamentos recomendados.

Usuários de drogas e mulheres gestantes ou que estão em período de amamentação também não devem consumir o produto, afirma o especialista.

8

Onde encontrar bupropiona?

A bupropiona pode ser encontrada em drogarias de laboratório ou em farmácias de manipulação. Esse medicamento é comercializado apenas com receita médica e não deve ser utilizado para outras finalidades, a não ser como antidepressivo atípico ou para redução de apetite.

As vantagens de se manipular essa substância é consumir uma quantidade específica, caso a finalidade seja específica. Para quem deseja consumi-la para o seu efeito emagrecer, vale lembrar que a avaliação de um especialista é imprescindível, pois dependendo do diagnóstico, outras formas de se perder peso podem ser mais úteis e eficazes.

Quer Realizar Cotações nas Melhores Farmácias? Clique Aqui!Quer Realizar Cotações nas Melhores Farmácias? Clique Aqui!Veja também nosso artigo sobre Cosméticos Manipulados para o verãoVeja também nosso artigo sobre Cosméticos Manipulados para o verão