Outono e inverno são épocas perfeitas para renovar a pele, um grande aliado nesses momentos é o ácido kójico. Nesses períodos, as substâncias presentes no ácido kójico contribuem para “consertar” os estragos causados pelo verão, melhorando assim, a qualidade da sua pele.

As manchas na pele, principalmente aquelas presentes no rosto, podem causar muitos incômodos ao bem-estar das pessoas. Afinal, quem não quer ter uma pele bonita e saudável?

Essas manchas estão presentes na pele por vários motivos, podem estar associadas ao excesso de pigmentação na pele, por exemplo, ele é caracterizado pelo aumento da melanina e outras substâncias envolvidas na pigmentação. As manchas também podem ser causadas por problemas hereditários, por excesso de sol, alergias ou mesmo pelo envelhecimento precoce.

O ácido kójico é um dos produtos usados para o tratamento deste problema. A equipe do 99fórmulas conversou com a dermatologista Dra. Paula Suzuki para conhecer melhor os benefícios do ácido kójico.

Confira abaixo!

Descubra todos os mistérios e benefícios dos cosméticos manipulados.

O que é o ácido kójico?

Produzido a partir de um cogumelo japonês chamado koji, o ácido kójico tem como principal benefício o clareamento de manchas. Essas manchas surgem de forma natural, pois nosso corpo possui pequenas diferenças de coloração em várias partes, em alguns casos, a pele apresenta coloração amarronzada.
A causa dessa coloração diferente é a melanina, a proteína responsável por dar coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos, células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. Os melanócitos, normalmente, apresentam coloração amarronzada.

Além de dar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é ajudar a proteger o corpo e organismo dos impactos da radiação solar. Quando há uma alta exposição dos raios UV, ocorre uma produção maior de melanina. É nesse momento que os melanócitos agem como um mecanismo de defesa contra a radiação que penetra na pele, causando lesões no DNA das células.

Em função do aumento de problemas de pele, foram desenvolvidos produtos clareadores que promovem a redução da produção de melanina nos melanócitos. Um dos produtos utilizados atualmente é o ácido kójico, utilizado na fermentação do arroz e que possui diversos benefícios e aplicações. Este ácido foi isolado pela primeira vez em 1907 e sua estrutura química somente foi descrita no início da década de 1920.

O ácido kójico é considerado um poderoso despigmentante natural e sua principal atuação é conhecida por inibir a produção de tirosinase, uma enzima fundamental para a produção da melanina, reduzindo de forma considerável as manchas na pele. O ácido kójico também funciona como poderoso antisséptico, impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele, e consequentemente, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

 

Como o ácido kójico age na pele?

O ácido kójico atua em nosso organismo diminuindo a formação da melanina, para isso, ele inibe a ação da enzima tirosinase, que atua como quelante de íons. Esse efeito pode ser percebido entre duas a quatro semanas de uso contínuo do ácido kójico, apresentando resultados expressivos. É importante ressaltar que o resultado pode variar conforme o tipo de pele.

O ácido kójico é considerado de uso bastante seguro, sendo menos irritante e mais suave que outros produtos vendidos no mercado.“O ácido kójico pode ter seu efeito potencializado se manipulado junto com outros ativos”, explica a dermatologista. Além disso, o ácido kójico pode ser usado sem restrições de horário ou local, já que não causa fotossensibilização no paciente.

 

Quais são as funções do ácido kójico?

Como dissemos no início do post, o ácido kójico é usado principalmente tratamento de manchas na pele, pois reduz de maneira significativa sinais de envelhecimento precoce, além de cicatrizes causadas por ferimentos, acne ou espinhas. O ácido kójico é frequentemente recomendado por dermatologistas em tratamentos para a pele, principalmente por ser menos irritante que outras substâncias.

Além de ser muito usado como clareador da pele, o ácido kójico também possui propriedades antimicrobianas, ajudando no combate de algumas bactérias que podem ser nocivas ao organismo. Ele é considerado um excelente antifúngico, ajudando no tratamento de infecções de pele causadas por fungos. O ácido kíjico também pode apresentar resultados positivos no tratamento de doenças como a candidíase, a micose, o pé de atleta, entre outras.

 

Como o ácido kójico deve ser usado?

Se você deseja realizar um tratamento de clareamento facial, o ácido kójico é uma excelente opção, já que possui efeitos bastante expressivos depois do seu uso, após iniciado o tratamento mínimo de duas semana. Ele pode ser aplicado em duas versões: em uma concentração mais baixa, em torno de 0,005%, ou com uma concentração mais alta, de até 4%.

Além disso, o ácido kójico pode ser manipulado. Uma das vantagens em manipular o ácido kójic está na escolha da sua forma. Ele é utilizado com frequência na composição de diversos produtos, como cremes, loções não iônicas, loções aquosas clareadoras, géis-creme, entre muitos outros produtos.

Como comprar seu medicamento manipulado com segurança.

Quanto tempo dura o tratamento com ácido kójico?

O tratamento recomendado com ácido kójico é de seis meses e deve ser feito de forma contínua, o período do tratamento pode variar de acordo com o tipo de problema de cada paciente e conforme a recomendação do médico especialista. O efeito de atuação do ácido kójico ocorrerá após duas a quatro semanas de uso, apresentando resultados expressivos, podendo variar conforme o tipo de pele.

Graças às suas características, o ácido kójico pode ser usado como substituto da hidroquinona, sendo mais eficiente quando associado a outros ativos. A versão manipulada do ácido kójico pode ser feita em diferentes concentrações, dependendo do tipo de pele, e também pode ser encontrado com outras substâncias em conjunto, como é o caso da vitamina C, que é uma vitamina antioxidante que participa de diversos processos no nosso organismo, desde fornecer suporte ao nosso sistema imunológico a induzir a síntese de colágeno.

 

O ácido kójico possui efeitos colaterais?

Apesar de não haver relatos sobre efeitos colaterais com o uso do ácido kójico, em alguns casos, podem acontecer problemas de irritação e dermatite de contato alérgico. Segundo a dermatologista: “Quando o ácido kójico é utilizado em concentrações muito altas durante um período de tempo prolongado, a pele do paciente pode tornar-se sensível quando exposta ao sol”. Portanto, é importante proteger o rosto e a pele com protetor solar. Lembrando que você também pode manipular protetores solares, saiba como clicando aqui!

Caso o paciente tenha algum efeito colateral com o uso do ácido kójico, a indicação da dermatologista é suspender imediatamente o tratamento e procurar um médico responsável para verificar os motivos que ocasionaram esse efeito. O uso do ácido kójico também não é recomendado em casos de mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Como encontrar uma farmácia de manipulação confiável?

As farmácias de manipulação possuem laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados. Nelas, há um farmacêutico dedicado à função de verificar a coerência da sua receita, dessa forma, os medicamentos manipulados são preparados de acordo com a necessidade do cliente.

As farmácias de manipulação atuam de forma individualizada ou personalizada, com base em receita emitida por profissional autorizado. Com a facilidade da web e a correria do dia a dia, ficou muito mais fácil encontrar farmácias de manipulação que fazem orçamentos e entregas online com rapidez e qualidade. A equipe do 99fórmulas separou algumas dicas importantes para que a sua experiência em compra de medicamentos manipulados seja ótima.

Agora que você já sabe como é possível tratar as manchas na pele, procure seu dermatologista e descubra quais são as fórmulas ideais para o seu tipo de necessidade.

E não se esqueça, no 99fórmulas, você encontra as melhores opções de orçamento online para a sua receita de medicamentos manipulados! Faça a sua cotação clicando aqui!

99fórmulas

Author 99fórmulas

Mais posts por 99fórmulas

Deixe um Comentário